Implantes dentários são pinos de titânio colocados cirurgicamente com a função de substituir as raízes de dentes perdidos.
Sobre eles são instalados dentes de porcelana devolvendo à pessoa a qualidade de vida, estética, auto estima e função mastigatória .
Os implantes modernos (implantes osseointegrados) foram desenvolvidos ná suécia da década de 1980 por um cientista da universidade de Lund chamado Per Ingvar Branemark.
Branemark foi o primeiro a criar com sucesso um implante feito em um novo metal chamado Titânio que conforme ele descobriu era capaz de estimular o osso para que se unisse quimicamente ao implante permitindo assim que este permanecesse firme no local e oferecendo uma boa base para a colocação de um ou mais dentes sobre ele.
É preciso lembrar que o nome implante é como cientificamente chamamos a base que substitui a raiz de um dente e não ao dente como um todo, a parte que vemos sobre a gengiva e que é a parte que mastiga damos o nome de coroa. Sendo assim um dente implantado se constitui na verdade de um implante e de uma corôa.
